Comemorado em todo o Brasil no dia 6 de dezembro, o Dia do Extensionista Rural foi criado em 1948, ano que registra a criação da primeira instituição de extensão rural no Brasil. A data celebra, homenageia e reconhece o extensionista como um importante agente de mudanças e ações que buscam o bem-estar social, a geração de emprego e renda no campo e o desenvolvimento rural sustentável. Suas ações se refletem na segurança alimentar, na qualidade dos alimentos produzidos, na conservação dos recursos naturais, na oferta de produtos de qualidade para a alimentação humana e animal.
O que é extensão rural?
Por meio de pesquisa, conhecimentos diversos, essenciais ao desenvolvimento rural no sentido amplo e, especificamente, ao desenvolvimento das atividades agropecuária, florestal e pesqueira, a extensão rural é considerada um processo educativo.
Possibilitando uma maior presença de técnicos junto aos produtores, a assistência técnica e a extensão rural têm importância fundamental no processo de comunicação de novas tecnologias, imprescindíveis para o desenvolvimento rural.
Agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão Rural visa:
Qualidade da produção de gêneros alimentícios;
Geração de emprego e renda;
Melhoraria das condições de vida no campo;
Resultados positivos também na cidade.
Proporcionando a democratização de espaços e validando os anseios das comunidades, é possível identificar problemas, bem como indicar as melhores tecnologias, resultando em uma performance mais assertiva, proporcionando maior produtividade, além do aumento da qualidade, tanto nos alimentos como na vida das famílias que sobrevivem dessas plantações.
Além disso, com o extensionismo rural é possível levar aos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, descendentes de quilombos e pescadores artesanais, valores e princípios de cidadania
top of page
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page
Comments