25 de julho, o Dia do Agricultor Familiar. "Um modo de vida que compreende a importância da preservação ambiental, do respeito à toda forma de vida e espécie existente na terra, da valorização do trabalho que utiliza da terra para prover a alimentação de toda a nação.
Nessa data, não se comemora simplesmente o dia do agricultor familiar, mas dos responsáveis pela alimentação de toda a população brasileira que com sua simplicidade produz mais de 70% dos produtos que compõe a refeição diária dos cidadãos, de um povo que luta incessantemente por melhores condições de produção e de vida no campo.
Ser agricultor familiar não é apenas uma profissão. Significa ser ator político e social na busca pela implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável, com a realização da reforma agrária, promoção do Estado social, igualdade entre gêneros, oportunidade de crescimento e investimento nas iniciativas de jovens e mulheres para permanência na terra.
Nos últimos anos, em que o agricultor familiar tem enfrentado os efeitos das mudanças climáticas e, crises que abalam a existência do meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis, eles adquiriram maior notoriedade na sociedade." Texto de Elisâgela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, 2001.
Comments